terça-feira, 31 de maio de 2011

Peugeot 408: Foco na segurança!

Grata surpresa ao chegar em casa, diferente do postado anteriormente ao atravessar a rua.

Assino a revista Exame e esta quinzena a revista veio em uma caixa!? Achei que se tratava de algum suplemento especial!

 Ao abrir, a surpresa: um anúncio sensacional do carro Peugeot 408. O anúncio trazia um mini airbag grudado no volante da foto do carro!


O texto da chamada era: “Bata aqui com força e descubra por que o novo Peugeot 408 traz muito mais segurança”. Ao bater o airbag inflava simulando o acionamento numa colisão!!!!!

Todo o texto do anúncio destacava as características de segurança do veículo, sem dar foco em velocidade!

Veja no YouTube também!

Pode ser que estejamos iniciando uma nova era na publicidade dos automóveis e que isto ajude a mudar o comportamento dos nossos motoristas.

Já era hora das montadoras participarem da luta contra os acidentes de trânsito.

domingo, 29 de maio de 2011

Bem-vindo ao Rio de Janeiro...

Cheguei hoje de viagem. Como quase sempre acontece, chega-se de um voo internacional em casa, com fome... Fui à padaria!

Passando por uma das ruas transversais à Voluntários da Pátria, em Botafogo, percebi pelo barulho que um carro não iria parar no sinal fechado - 7h da manhã de um domingo nublado - me coloquei na beira da calçada e olhei para o sinal aberto para mim. Qual não foi minha surpresa ao ver que o carro, um táxi, parou em cima da hora e ainda fez sinal com a mão me mandando atravessar. Como se isto fosse uma gentileza dele e não a sua mais elementar obrigação de seguir as regras de trânsito e esperar o sinal abrir para ele. Claro que após eu passar ele avançou o sinal.

É muita cara de pau!!!

Lembrei-me que até ontem eu estava na França, onde a postura dos motoristas é um pouquinho diferente!!!

Mas aí também me deu uma sensação de ter chegado em casa!!!! rs, rs, rs...

terça-feira, 17 de maio de 2011

2011 a 2020: a década de ações para a redução de acidentes no trânsito

Por iniciativa da ONU e de vários países, incluindo o Brasil, se iniciou este ano a década de ações para redução de acidentes no trânsito.

Várias publicações estão disponíveis no site e espera-se evitar 5 milhões de mortes pela implementação das ações, que estão sustentadas em 5 pilares de ações: gestão da segurança de trânsito, mobilidade e ruas mais seguras, veículos mais seguros, usuários mais seguros, atendimento pós-acidente.

O que mais impressiona é que as medidas citadas como as mais eficazes para a redução são:
- redução das velocidades para 50 km/h nas áreas urbanas;
- uso de cinto nos bancos de trás e da frente;
- restrições para as crianças (cadeirinhas);
- uso de capacete para motos e bicicletas;
- restrições quanto a beber e dirigir.

Ou seja, nenhuma medida nova ou mirabolante, apenas fazer o que tem que ser feito, educando, fiscalizando e com consequências.

Deste modo iremos lograr êxito nas redução das mortes no trânsito.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Acidente de helicóptero com o cantor Marrone

No início do mês, o helicóptero onde viajava o cantor Marrone caiu... Até aí nada de excepcional, pois este tipo de acidente é possível de ocorrer com qualquer um que voe!

Com o passar dos dias, novas informações foram surgindo, tendo primeiro surgido o boato de que ele estaria pilotando a aeronave... Após as negativas de praxe, começa a surgir a verdade! Marrone já pilotou sem brevê... Já tirou brevê sem estar capacitado para tal... E quem sabe se não estava mesmo pilotando no momento do acidente?

Mas não é isto que me interessa aqui. O quê está por trás desta história é a baixa percepção do risco de pilotar sem carteira de habilitação e a imprudência de fazê-lo! Isto é a raiz dos problemas do trânsito no Brasil. As pessoas acham que podem deixar o filho menor dirigir; que podem beber e dirigir ou que podem dirigir em alta velocidade! Não se percebe que estas situações são de alto risco.

Como melhorar a percepção de riscos das pessoas? Aí é o grande nó da questão da segurança de trânsito. Educação, educação, educação... em todos os níveis e em idade muito precoce é uma das soluções!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Álcool e direção causam acidentes

Na semana em que o governo lançou um plano (Mais um!) para redução de acidentes em consonância com a Década para Redução de Acidentes da ONU leio o resultado de uma pesquisa sobre álcool e direção feita em 6 capitais brasileiras (Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife e São Paulo)...

Os resultados revelam que, ao contrário do senso comum, são as pessoas na faixa de 40 a 59 anos que respondem por 65% dos desastres registrados nestas capitais. Ou seja, são as pessoas mais maduras e ditas mais responsáveis que estão se acidentando mais nestas cidades. 

A pesquisa mostrou também que 27% dos acidentados pesquisados no conjunto das cidades consumiram bebida alcoólica, com maior percentual em Fortaleza (36,5%), e menor em Brasília (16,3%). Os homens bebem bebem 1 vez e meia mais que as mulheres.

Por isso que as blitz da 'lei seca' estão dando resultado na redução de acidentes no Rio, pois desestimulam as pessoas a beberem e dirigirem.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Devagar...

Observando as pessoas tenho visto como se está com pressa para tudo!

O acesso à internet tem que ser cada vez mais rápido, as notícias chegam via twitter, a comida é fast ou em restaurantes a quilo... Comer em restaurante, sentado calmamente, lendo o cardápio e saboreando a comida virou artigo de luxo!

Onde eu trabalho vários empregados apertam os dois botões do elevador (para subir e para descer) achando que assim perderão menos tempo. Onde moro, moradores apertam ambos os elevadores de modo a pegar o que chegar primeiro. Eles não percebem que atrasam a todos, consomem maior quantidade de energia e não têm ganho expressivo de tempo! Outra característica dos moradores do meu prédio é abrir as correspondências no elevador... Não se suporta esperar 'eternos' minutos para chegar em casa, deixar a bolsa, tomar uma água e abrir a mesma conta de todo mês...

Não se espera o sinal abrir e, quando abre, se buzina! Não se para o carro e deixa o outro estacionar sem buzinar... Se para atrás de um táxi e já se dá a seta para mudar de faixa...

A impaciência está tomando conta da nossa rotina e não nos damos conta! Isto tem total relação com o que postei no blog recentemente: se dirige em alta velocidade, de forma mais agressiva e imprudente; se fala no celular enquanto dirige para ganhar tempo e tudo isto acaba gerando mais acidentes de trânsito!

Temos que tentar reduzir o ritmo para melhorar a convivência nas cidades, reduzindo acidentes e melhorando nossa saúde.

Uma ótima dica para refletir sobre a necessidade de viver com mais calma é o livro "Devagar" de Carl Honoré. Recomendo!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Só 10% dos motoristas respeitam a faixa de pedestres

Pesquisa da CET-SP revela que somente cerca de 10% dos motoristas respeitam a faixa de pedestres.

Perguntados, 77% dos motoristas disseram respeitar a faixa, contra a percepção de quase 70% dos pedestres que percebem melhor que a faixa não é respeitada.

Várias são as desculpas para não respeitar a faixa, mas a raiz do problema está na falta de respeito ao outro e à vida, uma crise de cidadania.

Isto explica o motivo de os pedestres serem as maiores vítimas dos acidentes!

sábado, 7 de maio de 2011

Mais mortes em velocidade

Esta semana insisti no tema velocidade, por ter certeza de que este é um dos grandes males do nosso trânsito.

Hoje fiquei de preguiça, acordei tarde e agora, ao ver o G1, li a notícia da morte de um casal na Ponte Rio-Niterói, às 4h40 da manhã. O veículo ficou destruído.
Ainda não houve laudo da polícia, mas o velocímetro travou no momento da batida em inacreditáveis 190km/h!!!!!!
 Isto é de um nível de irresponsabilidade impensável!!! Como fazer as pessoas entenderem que o excesso de velocidade mata?

Por outro lado, como tanta tecnologia disponível não consegue prevenir e parar este motorista? Como não se utilizam as câmeras da Ponte para alertar este motorista e tentar contê-lo? Temos que evoluir mais neste sentido preventivo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Excesso de velocidade: foi o que matou em Santa Catarina no Carnaval

O gravíssimo acidente ocorrido no carnaval, que matou 29 pessoas teve como maior causa o excesso de velociade, segundo notícia de hoje.

Os dados foram retirados do Boletim de Acidente de Trânsito elaborado pela Polícia rodoviária Federal que afirma que o ônibus "perdeu o controle após sair da curva por estar com velocidade incompatível para o local".

Esta conclusão baseou-se nos vestígios encontrados no local do acidente.

Quem trafega pelas rodovias nacionais, observa que as velocidades desenvolvidas são sempre superiores às máximas estabelecidas na sinalização. Maisdo que isto, parece que a maioria dos motorista sequer olha as placas de sinalização, adotando a velocidade que deseja, mesmo incompatível. Daí a explicação para tantos acidentes e mortes!

Tem que ter muita fiscalização com pardais e lombadas eletrônicas, ista salva muitas vidas.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ônibus bate em passarela na Brasil

Ônibus bate em passarela na Av. Brasil. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas.

 Fonte: Bol

Esta notícia muito pertinente depois do post de ontem sobre o costume nacional deconduzir em alta velocidade.

Parece claro que, para destruir o ônibus da maneira como mostrada na foto, o motorista deveria estar conduzindo com uma velocidade incompatível com ascondições locais e com as condições e o porte do ônibus. Infelizmente, o controle de velocidade não faz parte da rotina da maioria das empresas e quase nada se faz para que os motoristas secomportem de maneira preventiva, civilizada e segura.

Quem já andou de ônibus sabe disso!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Abaixo as nossas velocidades

A velocidade já foi assunto de alguns posts aqui. Esta é uma das questões críticas quando se fala em acidentes de trânsito.

A velocidade incompatível ou excessiva, além de aumentar o risco de acidentes, pois quanto mais rápido se dirige, menos tempo se tem para reagir a imprevistos, ainda é um fator de agravamento das consequencias de um acidente. Uma batida a 80km/h tem um efeito muito maior que uma colisão a 50 km/h. Em caso de atropelamento, o incremento da velocidade tem efeito devastador.

Países desenvolvidos limitam a velocidade nas áreas urbanas ao máximo de 50 km/h. Qual o motivo para as nossas velocidades permitidas serem tão altas? Deveríamos iniciar uma campanha para reduzir as velocidades médias nas nossas ruas e avenidas.

Pode começar com cada um dirigindo com velocidade 10 km/h menor que a de costume! Não custa nada e pode se reverter em um trânsito mais gentil e seguro.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Condenação por matar ao dirigir embriagado

Homem de 65 anos foi condenado em São Paulo por causar 2 mortes em acidente de automóvel, quando dirigia embriagado.

A condenação foi por homicídio doloso (com intenção de matar), por 8 anos em regime aberto.

Ainda que pareça pouco tempo é uma grande vitória da prevenção de acidentes. As pessoas precisam se conscientizar definitivamente dos riscos de beber e dirigir, pois mesmo em pequenas doses, o álcool afeta o desempenho ao volante.

Tem que ter blitz, tem que ter multa e tem que ter cadeia para os assassinos embriagados ao volante!

Nunca dirija depois de beber!!!!!!

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