sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais um carrão causa acidente em SP

Tem sido uma constante o noticiário mostrar ótimos carros acidentados em São Paulo. Já houve Ferrari, Audi, BMW... O da vez foi um Camaro!


Segundo a matéria do G1 (de onde foi retirada a foto acima), o motorista atingiu 3 veículos e se recusou a fazer o teste com o bafômetro. Segundo a matéria, o motorista apresentava sinais de embriaguez. É claro que a não realização do teste de alcoolemia com o bafômetro é uma confissão de culpa! Se não tivesse bebido fazia o teste e ficava com menos um agravante no acidente.

Infelizmente, este idiota feriu outras 4 pessoas, sendo que uma em estado grave, pois seu carro pegou fogo após o acidente. Para piorar, o causador do acidente alegou ser filho de um vereador de uma cidade da Grande São Paulo. Tudo a ver!!!

Por isso que sou um incentivador confesso das blitz cariocas que têm conseguido reduzir a quantidade de bêbados ao volante. Este efeito coercitivo da fiscalização! Só assim que os trangressores aprendem!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Comportamento sob neblina causou engavetamento, diz Polícia Rodoviária"

Com a frase do título do post, o comandante do Policiamento Rodoviário de São Paulo, tentou se llivrar ou minimizar a sua responsabilidade no absurdo engavetamento ocorrido na Imigrantes.

Ele disse que o acidente "foi provocado pela combinação de condições adversas da via - sob forte neblina naquele momento - e pela não mudança de comportamento de motoristas diante daquelas circunstâncias". Numa investigação deste acidente, seria impossível não chegar à causa básica que é o fato de nem a polícia e nem a Ecovias (que administra a rodovia) terem um sistema de monitoramento das condições da vida e não terem fechado a rodovia, pois o risco era iminente.

Vir culpar os acidentados é uma forma muito cômoda de se eximir de culpa e continuar sem fazer nada, demonstrando que não houve aprendizado com o acidente. A fala correta de um ente público era dizer que seriam instaladas estações de monitoramento das condições de visibilidade e tomar a decisão de interromper o tráfego quando a visibilidade chegasse ao nível das condições do dia do acidente.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ai de ti, Uruguaiana!

Parafraseio famosa música popular para fazer um desabafo sobre a situação da Rua Uruguaiana no Centro do Rio de Janeiro.

A Prefeitura do RJ está fazendo uma importante intervenção de ordem pública em vários locais da cidade. No Centro, a atuação está se concentrando em corrigir a baderna que os vendedores ambulantes se acostumaram a promover no Centro.

Estas intervenções ainda não atingem toda a área do Centro, mas onde está atuando tem mostrado resultados visíveis. Infelizmente, ocorre a migração dos ambulantes para locais não fiscalizados. Um destes locais para onde os camelôs estão migrando é a Rua Uruguaiana.


E qual a relação desse assunto com este blog?


Pode não parecer, mas nesta rua ainda trafegam carros! Como os camelôs invadem os espaços dos pedestres, estes ficam obrigados a andar pela rua e se expor ao conflito com os veículos. Como nem sempre os condutores dos veículos são educados e pacientes, podemos intuir o caos que é.

Espero que a Prefeitura continue com sua atuação e que esta cena da Uruguaiana seja transitória e que o futuro da rua seja mais auspicioso do que o tempo atual.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ações para a segurança de trânsito

Encerrou-se ontem a Semana Nacional de Trânsito. O tema da semana, definido pelo Denatran, foi Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.

Infelizmente, como em todos os outros anos, a divulgação e as ações práticas vistas nos estados e municípios, pelo menos no Rio de Janeiro. Isto tem sido uma tônica!

É importante lembrar que estamos na Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, que começou este ano de 2011 e vai até 2020. Esta inciativa foi aprovada em 2010 pela ONU com o intuito de reduzir em 50% as mortes de trânsito no mundo.

Nosso país deve fazer sua parte e contribuir para esta redução. Vamos torcer para que possamos elaborar um programa consistente com esta meta!

domingo, 25 de setembro de 2011

Movimento Conviva

Muito interessante a iniciativa da Bradesco Seguros chamada Movimento Conviva. A ideia é incentivar a convivência cidadã entre os veículos, ciclistas e pedestres.

Temos vários problemas no nosso sistema de tráfego, mas se todos agirem com consciência muita coisa pode ser melhorada.

O site do Conviva fala sobre eventos envolvendo ciclistas, está divulgando a Semana Nacional de Trânsito e ainda fornece informações de como o ciclista deve se comportar e trafegar nas ruas.

Uma coisa importante: estimula o ciclista a respeitar o pedestre nas faixas compartilhadas e nas travessias. Não adianta reclamar que os carros desrespeitam os ciclistas, se estes também desrespeitarem os pedestres.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rodovias privatizadas e inseguras

Manchete d'O Globo de domingo (18/09) falou da situação das estradas que mesmo compedágio não estão fazendo os investimentos necessários para melhorar as condições de segurança. Resultado, os acidentes triplicaram em algumas das ligações rodoviárias.

Faltam balanças e fiscalização! A ANTT que deveria regulamentar a situação, não o faz!

Ao comentar o acidente da Imigrantes, eu comentei os problemas ligados à operação da via em momentos de neblina.

Viajando pelo mundo é fácil observar que as nossas rodovias são muito precárias. As autoestradas europeias dão um banho nas nossas. Investindo na infraestrutura induz-se uma melhoria no comportamento dos usuários. Aí pode-se apertar a fiscalização e o rigor no cumprimento das leis e, consequentemente, teremos redução de acidentes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Engavetamento na Imigrantes

Hoje ocorreu um engavetamento de centenas de carros na Imigrantes em são Paulo.

Parece que havia muita neblina no local e que a visibilidade era muito baixa.

Ficam em aberto algumas questões. O quê a concessionária responsável pela operação da via fez para prevenir este acidente? A neblina é comum nesta épocado ano? Qual a visibilidade mínima aceitável para o tráfego seguro na rodovia?

O ambiente é um dos fatores de risco de acidentes no trânsito e, neste caso, os riscos oferecidos pelo ambiente deveriam ter sido melhor gerenciados pela concessionária. Sou fã das privatizações das rodovias, mas deve-se cobrar um maior compromisso com a operação segura da via.

Se houvesse um gerenciamento adequado, a via poderia ter sido fechada ou melhor sinalizada antes de ocorrer esta tragédia.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saúde integral e direção

Esta semana ouvi uma história que me deixou intrigado e contente.

Me contaram de um amigo que havia tido a Carteira Nacional de Habilitação renovada por 1 ano somente, por critério de saúde. Motivo: o motorista tem obesidade mórbida e o médico renovou a carteira com a condição de realizar novo exame de saúde dentro de 1 ano e quer que o motorista em questão emagreça.

Antes dos protestos das pessoas acima do peso, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre os riscos da obesidade mórbida para a saúde. É classificada neste nível quando a obesidade "atinge o ponto de aumentar, significativamente, o risco de uma ou mais condições ou doenças graves relacionadas à obesidade (também conhecidas como co-morbidades), que resultam em deficiência física significativa ou até morte."

Ou seja, este é um estado de risco de morte e o risco de morte pode ser um risco para o ambiente de tráfego. Este é o ponto em que eu queria tocar.

Devemos passar a enxergar a tarefa de dirigir como algo complexo e devemos entender que problemas de saúde podem gerar riscos extras no sistema de tráfego. Recentemente ocorreram casos de motoristas que infartaram e causaram acidentes.

Alguns medicamentos influenciam o estado do motorista e, muitas vezes, não se deve dirigir quando se está sob efeito destas drogas.

O que quero aplaudir é o fato de que pelo menos um médico está preocupado com esta questão. Espero que o exemplo se dissemine e que o nosso amigo motorista emagreça.

sábado, 10 de setembro de 2011

Excesso de passageiros, falta de cadeirinha e um milagre.

Acabo de ler notícia do G1 sobre um acidente na Bahia. Um veículo com 6 ocupantes colidiu na traseira de um caminhão na BR-324. Cinco pessoas morreram e somente um bebê sobreviveu. Entre os mortos estava a mãe do bebê.

É comum que bebês sobrevivam a estas tragédias, pois pelo seu porte eles ficam em alguns espaços vazios dos veículos. Também écomum encontrar bebês vivos após terremotos, por exemplo, pelo mesmo motivo.

No caso do acidente de trânsito, provavelmente esta tragédia poderia ser evitada se o bebê estivesse numa cadeirinha apropriada e se o número de ocupantes fosse compatível com a capacidade do veículo. O bebê estava no colo da mãe no momento do acidente!

Para explicar a colisão na traseira pode-se especular se o motorista estaria cansado ou se estava em alta velocidade. São dados que somente a perícia poderá dizer.

Sempre discuto aqui neste blog o óbvio: usar cinto e cadeirinha (quando adequado) e não colocar mais pessoas no carro que a quantidade apropriada. Será que é muito sacrifício? Onde está o poder público que não fiscaliza estas superlotações?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sobre beber, dirigir e matar.

Li hoje um post interessantísismo no blog In Transitu. O texto fala sobre a condescendência do nosso judiciário com os que bebem e dirigem.

Nptp que a própria sociedade é condescendente com este costume. Penso que por ser uma transgressão tão comum, encaramos como um pequeno deslize e não como umaviolação da lei, que é como deveria ser encarado o ato de dirigir após beber.

Pelo texto cheguei a uma matéria do Correio Braziliense de cujo texto retiro a fala da promotora de delitos de trânsito do Ministério Público do DF Laura Beatriz Rito, a questão envolve mais rigor na punição. “A recusa em soprar o bafômetro, diante do célebre princípio de que não podem ‘fazer prova contra si mesmas’, é um absurdo. Ora, que princípio é esse que está acima do direito à vida, da seguridade viária, do seu direito de ir e vir?”, questiona.

Ainda segundo a promotora, os tribunais têm decidido que, sem teste do bafômetro, nada pode ser feito, mesmo que a pessoa esteja embriagada. “Tem um parecer da AGU no sentido de que a CNH é uma concessão do Estado, logo, você tem que provar que está apto a dirigir sempre que for solicitado. Isso me parece corretíssimo.”

Ou seja, temos que divulgar este conceito, pois só assim poderemos mudar a cabeça dos nossos juristas. A mobilização das pessoas de bem é capaz de surtir efeito e, mesmo o refratário judiciário já deu sinais de que pode ceder à pressão popular!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Motoristas não veem a faixa de pedestres

Leio hoje uma notícia que muito me preocupou! Uma pesquisa feita em São Paulo concluiu que os motoristas não percebem a faixa de pedestres.

Outros detalhes da cena de trânsito são percebidos pelos motoristas com maior facilidade, como rostos por exemplo. Ora, se o motorista não percebe a faixa como um dos elemento do seu cotidiano, torna-se muito difícil respeitá-la!

O resultado disto está nas estatísticas, onde é enorme o número de pedestres vitimados no trânsito.

Uma saída para este problema é intensificar o trabalho junto aos motoristas, alertando para a necessidade de obediência da parada para o pedestre, destacando a sinalização nas faixas, de modo que aumente a percepção dos condutores. Também é fundamental a fiscalização constante!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mortes em acidente com ambulância

Leio notícia sobre acidente com uma ambulância em São Paulo, que deixou 8 mortos. A história é uma amostra da situação da segurança de trânsito e da saúde no Brasil.

A ambulância era do município de Sarapuí, uma cidade que não tem hospital. As pessoas eram levadas para Sorocaba e São Paulo para fazerem tratamento. Esta é a parte do descaso com a saúde!

Numa van que cabem 5 ou 6 pessoas eram levados 8 passageiros. Esta é a faceta do desprezo pela segurança de trânsito. Um veículo oficial (pois estava a serviço do município) leva mais passageiros que a capacidade permmitida. Isto sempre deve acontecer. Desta vez soubemos do erro porque houve o acidente. Para piorar a situação, denúncias dizem que os motoristas eram obrigados a cumprir jornada excessiva. Infelizmente, estas coisas não são fiscalizadas e o prefeito não é punido.

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome