segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Segurança das crianças nos automóveis

Recentemente tivemos a lamentável morte do menino João Hélio, arrastado barbaramente por marginais... Imediatamente houve várias reações e, a que mais me inquietou, foi a de pais que passaram a não colocar as crianças nas cadeirinhas e presos com cinto de segurança no banco de trás dos automóveis.

O cinto de segurança é o meio mais eficaz de se proteger em caso de acidente de trânsito, em 20 anos, nos EUA, o cinto salvou mais de 112 mil vidas.

Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional ... (art. 65) e, no art. 167, considera o não uso como falta grave. Existem assentos especiais para crianças de várias idades e compleição física e o CTB determina ainda que "crianças com menos de 10 anos de idade devem ser levadas no banco traseiro (art. 64)".

É muito triste termos que escolher entre deixar as nossas crianças morrerem presas ao cinto ou soltas no caso de um acidente de trânsito. É uma total distorção de valores em uma sociedade que está precisando de tratamento urgente!

2 comentários:

Erivelton Guedes disse...

Ola Vilmar, muito oportuno seu comentario. Parabens por ser este cara atuante neste ramo tao importante, o da seguranca. Bom, mando aqui um link de um escrito que fiz, relatando o acidente tragico onde perdi uma sobrinha de 2 anos. O texto esta focado em seguranca de criancas (cadeirinha) e espero que possa ser util a muitos pais. Ai vai:
http://mapserver.ncontrol.com.br/voos/cadeira.htm
Abracos, Erivelton

Lucia Laureano disse...

Olá querido amigo!
Muito obrigado por ter comentado meu post sobre cadeirinha para automóveis X segurança pessoal.
Sei que meu bebê só estará seguro para ser transportado dentro de um carro em sua cadeirinha específica, inclusive eu nunca permiti que ele fosse transportado de maneira diferente, mas o que fazer quando estamos apenas eu e ele? Sei que não há solução para a minha angústia e o que me resta a fazer é evitar a situação tendo sempre alguém ao lado dele no banco de trás.
Um grande beijos,
Lucia

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome