quinta-feira, 19 de março de 2009

Air Bag: boa notícia!!!!

Foi sancionada pelo presidente Lula a lei que torna obrigatório o air bag para veículos novos. É um pequeno passo, pois os prazos para adaptação da indústria ainda é longo. A idéia é que até 2014 os veículos estejam saindo de fábrica com este dispositivo.

No início apenas os projetos novos estarão sujeitos à obrigatoriedade! Aqui cabe uma crítica às montadoras, nos seus países de origem elas instalam os air bags há muito tempo e aqui sempre relutam com várias alegações. Parece que são especialistas em lobbies para redução de IPI...

Só para lembrar o que já ocorre no mundo, uma lei federal de 1991 (ISTEA - Intermodal Surface Transportation Efficiency Act) estabeleceu a obrigatoriedade de airbags para condutores e o passageiro frontal, além do cinto de três pontos, para todos os automóveis fabricados após 1º de setembro de 1997 e para todos os caminhões leves fabricados após 1º de setembro de 1998.

No seu relatório anual de 2006, o National Highway Traffic Safety Administration - NHTSA (EUA) estima que de 1987 a 2006, os airbags contribuíram para salvar cerca de 22,5 mil vidas ou mais de 1, 1 mil vidas por ano. Ou seja, a eficácia do dispositivo não deixa dúvidas!!!!

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome