quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Você busca o seu filho no colégio? Leia este artigo.

Ontem voltei andando do trabalho para casa, como faço às vezes. Além de fazer atividade física, isto me permite ter uma visão diferente do usual, pois há uma maior interação com a cidade e passo por algumas ruas pelas quais eu não passaria normalmente.

Chegando à Praia de Botafogo, vi um pequeno tumulto no trânsito causado por carros estacionados com o alerta ligado... Era a saída dos alunos no Colégio Ph! Nos carros estavam os vários responsáveis indo pegar suas crianças no colégio e que se mantinham parados irregularmente! Este fenômeno não ocorre só neste colégio, lógico! Vários da região geram o mesmo problema!

A questão que me veio à cabeça foi sobre qual o exemplo que é dado para um filho quando este tipo de infração é cometida? Como se espera que ele se comporte no futuro? Há estacionamentos pagos na região e que deveriam ser usados para uma breve parada e se estaria ensinando para a criança a forma correta de agir em sociedade ...

Esta semana li uma frase do antropólogo Roberto DaMatta sobre irregularidades no trânsito (avanços de sinal) e ele dizia que: "O que acontece na maioria dos casos é que temos uma alergia à igualdade." É isso! Em determinados momentos achamos que umas leis não servem para nós e ficamos no "O quê que tem?", "É rapidinho!" ou "Todo mundo faz!".

Infelizmente, não refletimos que este comportamento é extremamente nocivo para as relações sociais e um péssimo exemplo para as gerações futuras, o que ajuda a perpetuar o mau comportamento! E se o Estado resolver fiscalizar e multar esta má prática será atacado de todos os lados!

Vilmar Miranda
Doutor em Engenharia de Transportes, professor e há mais de 15 anos trabalhando para uma melhor segurança de trânsito no Brasil. Leia Mais sobre o autor...



Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome