quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Será que o BRT é o vilão?

Esta semana ocorreu mais um acidente com um BRT na Av. das Américas. Desde a implementação do sistema, já foram várias ocorrências...

Respondendo à pergunta do título: é claro que o sistema de BRT não é o vilão da história! É uma forma mais barata e eficiente de aumentar a capacidade do transporte público, já tendo sido implantado com sucesso em outros locais.

O que me chama atenção é a forma como deve ter sido feita a implementação do sistema no Rio e a maneira como é gerida a empresa que administra os BRT. Já escrevi várias vezes sobre os problemas da insegurança dos ônibus na cidade do Rio e o BRT está replicando vários destes problemas. Um sistema como o BRT merecia uma mudança de cultura por parte de empresários e motoristas!

Este é um serviço de melhor qualidade e as empresas deveriam ter feito a adequada gestão da mudança para que os motoristas tivessem a exata noção da responsabilidade de conduzir um número maior de usuários em um equipamento maior e mais pesado.

No último acidente houve relatos de passageiros que disseram que o motorista estava ao celular e outros que ouviram o motorista dizer que faltou freio. A empresa afirmou que viu as imagens das câmeras internas e o motorista não estaria no celular... Vamos aguardar a conclusão da investigação!

Mas o celular é somente uma das causas de distração e, se o motorista estava distraído por outro motivo e deixou para freiar em cima, este tipo de veículo não para como um ônibus comum, o que pode ter dado a sensação de o mesmo estar sem freios...

Uma avaliação completa da gestão dos consórcios que administram as diversas linhas dos BRT deveria ser feita para identificar as lacunas na gestão e levar este serviço ao patamar que ele merece, pois já está beneficiando várias pessoas, mas não pode ter tantos acidentes.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome