quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Use o cinto de segurança e viva!

Recebi de um amigo uma publicação com um levantamento dos acidentes nas estradas paulistas entre 2012 e 2014, onde consta o assustador dado de que 64,9% dos passageiros mortos no banco de trás não estavam usando cinto de segurança!!! Também afirma que 53% dos passageiros do banco traseiro também não usam o cinto.

O uso do cinto é tema constante neste blog, afinal esta é a forma mais simples e barata de se proteger em caso de acidente ou manobras bruscas. Todos os veículos têm cinto de segurança instalados e basta afivelá-lo para estar mais protegido.

É incrível que ainda tenhamos que tratar deste assunto em 2014, mas infelizmente, no mundo inteiro isto ocorre e algumas pessoas não conseguem perceber o risco de andar de carro sem usar o cinto de segurança.

Com a volta às aulas no Brasil, esta preocupação deve aumentar para os pais, pois muitas vezes o (ir)responsável pelo transporte escolar não exige o uso do cinto ou transporta mais crianças (e adolescentes) do que o máximo permitido para o tipo de veículo. É importante lembrar que a responsabilidade pelas vidas transportadas em todos os veículos é do condutor e ele pode ser acusado de ter sido negligente quanto à obrigatoriedade de todos os passageiros estarem com o cinto afivelado.

Este assunto deveria ser pauta constante das aulas nas escolas, alertando para os riscos de viajar sem segurança, mas esta não é a nossa realidade!

Outra situação é quando damos carona a várias pessoas e relaxamos quanto ao uso do cinto ou ao excesso de passageiros... Melhor dizer não do que sofrer com um acidente e suas consequências.

É fundamental que não nos esqueçamos que em qualquer lugar do carro em que estejamos sentados, o mais seguro é aquele com o cinto de segurança afivelado.

Recorrendo a um chavão tradicional, o cinto salva vidas!

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome