segunda-feira, 2 de abril de 2007

Dirigir com criança no colo...

Tema inquietante para se pensar: Com que idade se deve começar a dirigir? O que pais que dirigem com os filhos no colo (mesmo que abrigados dentro da garagem) estão certos ou errados?

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o lugar de criança é no banco de trás e com cinto de segurança, logo dirigir com o filho no colo é um mau exemplo para ele, pois se está fazendo vista grossa para uma proibição. Quando se pode transgredir? Pode-se transgredir um pouquinho só?

Em vários locais as crianças aprendem a dirigir cedo. No meio rural elas aprendem a manejar tratores e auxiliar os pais na lavoura. Não devemos esquecer que estas mesmas crianças trabalham desde muito cedo... Este é o modelo correto? Criança deve brincar e estudar... Ao incentivar o ato de dirigir precocemente não estaríamos fazendo-o encarar o ato de dirigir como algo banal? Claro que tudo irá depender da criação e dos conceitos esinados ao filho, mas será que existe necessidade de 'brincar' de dirigir? Por que não deixamos que elas brinquem com outras máquinas? Dirigir é menos perigoso ou um ato de menor responsabilidade?

Devemos ter em mente que ao tomar esta atitude estaremos pelo menos incentivando a criança a optar pelo veículo particular... Este é o caminho para diminuir os estragos ao meio ambiente? Geração após geração fomos bombardeados com uma maciça propaganda pró-automóvel, não estaria na hora de romper com este estado de coisas?

Muitas perguntas e muitas reflexões... Voltarei a este assunto!!!!

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome