quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Jornada de trabalho: motorista profissional!!!

Chat realizado com especialistas em transportes lançou um alerta assustador: ''A realidade atual é de uma escravidão sobre rodas'', afirma o jornalista e coordenador do programa SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto.

Esta frase contundente espelha a realidade do setor de transportes no Brasil. Os motoristas são submetidos a jornadas de trabalho desumanas, que se estendem por mais de 10 horas diárias.

Dirigir é uma atividade que exige atenção e concentração, que são fundamentais para reduzir o risco de acidentes. Motorista que não dorme se transforma em um motorista de risco para todos os demais usuários do sistema! O pior de tudo é que para não dormir, estes motoristas fazem uso de 'rebite', remédios controlados que são comprados sem receita no mercado negro, e que debilitam a sua saúde.

É uma lógica perversa que, infelizmente, só irá se modificar com uma legislação mais rigorosa e uma fiscalização idem. O ideal seria uma jornada máxima de 8 horas com pausas a cada 2 horas contínuas ao volante. Para fazer cumprir, basta analisar os tacógrafos dos veículos e responsabilizar os responsáveis por esta exploração.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome