A última dica é para que se respeite os limites de velocidade. Por mais que não se concorde com os limites impostos pela sinalização, pode-se ter certeza que eles têm um fundamento.
A velocidade de uma via é determinada pelas suas características de projeto, por mais que você olhe e ache que o limite deveria ser maior. Um exemplo são algumas lombadas nas rodovias que limitam a velocidade em trechos que atravessam perímetros urbanos de municípios ou vilarejos lindeiros à rodovia. Nestes locais o limite é, normalmente, de 50 km/h ou menor, pois o objetivo é proteger os pedestres que atravessam a via ou se deslocam pelos acostamentos. Em um atropelamento acima desta velocidade a chance de o pedestre sobreviver é menor que 10%.
Além disso, as velocidades excessivas aumentam o risco de acidentes, por reduzirem o tempo para reagir diante de um imprevisto e aumentam a severidade das batidas, por razões que a física do segundo grau explica. Maior velocidade, maior a energia envolvida e maiores os danos.
Não exagere na velocidade, chegue seguro ao seu destino e aproveite o carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário