quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dicas para o Carnaval 5: respeite os limites de velocidade

A última dica é para que se respeite os limites de velocidade. Por mais que não se concorde com os limites impostos pela sinalização, pode-se ter certeza que eles têm um fundamento.

A velocidade de uma via é determinada pelas suas características de projeto, por mais que você olhe e ache que o limite deveria ser maior. Um exemplo são algumas lombadas nas rodovias que limitam a velocidade em trechos que atravessam perímetros urbanos de municípios ou vilarejos lindeiros à rodovia. Nestes locais o limite é, normalmente, de 50 km/h ou menor, pois o objetivo é proteger os pedestres que atravessam a via ou se deslocam pelos acostamentos. Em um atropelamento acima desta velocidade a chance de o pedestre sobreviver é menor que 10%.

Além disso, as velocidades excessivas aumentam o risco de acidentes, por reduzirem o tempo para reagir diante de um imprevisto e aumentam a severidade das batidas, por razões que a física do segundo grau explica. Maior velocidade, maior a energia envolvida e maiores os danos.

Não exagere na velocidade, chegue seguro ao seu destino e aproveite o carnaval.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome