quinta-feira, 15 de março de 2012

Qual o motivo para se continuar bebendo e dirigindo?

Leio que a atriz Thaís Fersoza foi parada em uma blitz no Rio e se recusou a fazer o teste com o bafômetro. Resultado: a atriz teve a carteira de habilitação apreendida e foi multada em R$ 957,70, além de ser agraciada com 7 pontos na carteira. Como de praxe, o carro só foi liberado após um condutor se apresentar para dirigi-lo.

Aí fiquei me perguntando o motivo que ainda leva as pessoas a continuar bebendo após dirigir... Vários perfis de pessoas são paradas nas blitzes da Lei Seca e se recusam a soprar o bafômetro, pois ingeriram bebida alcoolica antes de dirigir. Este assunto é recorrente aqui no blog, pois tento conscientizar as pessoas dos riscos de beber e dirigir.

Estudos nos EUA indicam que os bebedores sociais de álcool estão associados de maneira significativa com a ocorrência de acidentes fatais de trânsito. Bebedores sociais somos nós, que bebemos nosso vinho ou chope numa saída... Muitas vezes se associa o acidente ao bêbado ou ao dependente, mas não são só estes que causam acidentes!

Ou seja, temos que nos proteger de nós mesmos, mudar nossos comportamentos e usar o táxi quando formos sair para beber. Desta forma evitamos acidentes e situações desagradáveis nas blitzes.

Vilmar Miranda
Sou doutor em Engenharia de Transportes, professor e há mais de 15 anos estudo os problemas da segurança de trânsito no Brasil. Leia Mais sobre o autor...

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome