quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Siga as dicas para não se distrair no trânsito

Um terço dos acidentes de trânsito ocorrem devido a distrações no trânsito. No entanto, a maioria dos motoristas não dá a devida atenção a este problema.

Recente estudo realizado e publicado pela empresa de seguros Allianz, listou as 10 maiores fontes de distração ao dirigir.



Pode-se ver claramente na figura que o uso do celular é uma das grandes fontes de distração e de risco de acidentes. 43% dos motoristas que se envolveram em acidentes têm o hábito frequente de fazer ligações ao dirigir. Já 26% dos que não tiveram acidentes no período considerado, afirmaram nunca fazer isso.

O aparelho de GPS também é uma das fontes importantes de distração e que contribui para a ocorrência de acidentes. 75% dos motoristas que se envolveram em acidentes têm o hábito frequente de inserir dados no GPS enquanto dirigem. Já 50% dos que não tiveram acidentes no período considerado, nunca fazem isso.

Conversas animadas com passageiros também podem fazer o risco de se envolver em acidentes crescer 15%.

O que causa espanto é que 34% dos motoristas entrevistados não viam estas distrações como atitudes de risco para a segurança de trânsito, demonstrando uma percepção inadequada do risco de se envolverem em acidentes.

Se você não quer se arriscar com distrações ao dirigir, siga as dicas abaixo:

1. não use celulares enquanto dirige;

2. mantenha sempre suas duas mãos no volante;

3. mantenha sua mente atenta e focada na tarefa de dirigir;

4. evite dirigir em situações de estresse ou pressa.

5. insira a rota no GPS antes de iniciar a viagem

Além disso, muitas atividades que, por hábito, se faz depois que o carro está em movimento, poderiam ser feitas antes, tais como: regular retrovisores, assentos e temperatura do ar condicionado, afivelar o cinto de segurança ou colocar a música preferida para tocar.

Com estes cuidados, pode ter certeza que você estará reduzindo o seu risco de se envolver em um acidente no trânsito.

Vilmar Miranda
Doutor em Engenharia de Transportes, professor e há mais de 15 anos trabalhando para uma melhor segurança de trânsito no Brasil. Leia Mais sobre o autor...

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome