sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Não durma no ponto... E muito menos no volante!

Fui obrigado a dar um tempo nos posts sobre segurança de pedestres, pois esta notícia é chocante: motorista dorme ao volante de madrugada!!! Aconteceu em Porto Alegre e a pessoa foi acordada pela equipe de reportagem da rede de televisão e ainda confessou que tinha bebido.

Esta matéria chama a atenção por dois fatores de risco: cansaço e ingestão de bebida alcoolica. Isolados, cada um destes dois fatores já são problemáticos para a tarefa de dirigir, combinados são quase uma tragédia!

Ressalvadas as diferenças individuais, o sono pode ser causado por— noites mal dormidas, excesso de trabalho, doenças ou ingestão de bebidas alcoolicas, entre outras coisas. A ingestão de bebidas alcoolicas, além de causar a redução da percepção da velocidade, dos reflexos, da visão periférica, também leva à redução da atenção e aumenta a negligência com os riscos. Associado à direção noturna (madrugada) isto aumenta ainda mais a chance de adormecer ao volante. Foi exatamente o caso do motorista da reportagem!

A dica para evitar este problema é não dirigir cansado, depois de longos períodos dormindo mal ou com trabalho pesado, e nem dirigir depois de beber, pois você poderá dormir ao volante. Felizmente, no caso do motorista que inspirou este post, ele conseguiu chegar em casa sem sofrer ou causar um acidente. Mas não esqueça que sempre devemos ajudar a sorte, em vez de deixar a prevenção ao acaso.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome