quarta-feira, 21 de março de 2007

Cilindros de GNV

Desde que se iniciou a utilização de gás natural (GNV) pelos veículos nacionais, ocorreram alguns problemas de segurança. Primeiro eram os proprietários que utilizavam botijão de GLP adaptados e que não suportavam a pressão das bombas dos postos. Depois alguns kits de conversão inadequados que poderiam causar problemas de incêndio.



Atualmente, um problema que me preocupa é quanto à segurança da fixação do conjunto do cilindro no compartimento de bagagens dos veículos. Em algumas situações de acidentes o cilindro pode se soltar da base e ser 'jogado' contra o banco traseiro.

Considerando-se a massa do cilindro e a velocidade no momento da colisão, este estrago pode ser grande.

Há testes para certificação do cilindro, mas e o conjunto de fixação? Como garantir a sua integridade em caso de acidente? Como evitar que o mesmo cause danos aos ocupantes do banco traseiro?



No caso acima, não havia ninguém no banco de trás!!!! E se houvesse?????

3 comentários:

Anônimo disse...

muito pertinente este seu comentario!!!!!
instala-se o cilindro de qualquer forma e, no caso de uma colisao frontal ele pode ate mesmo se soltar e ser arremessado contra os passageiros e motorista!!!
parabens!!!!

Anônimo disse...

Vilmar, voce tem um email que pudesse disponibilizar ? Sou engenheira de segurança da empresa em que trabalho e tenho que definir sobre o que é mais seguro: cilindro de gás dentro ou fora da doblo que transporta o pessoal do turno. Queria o comentario de um engenheiro de segurança para validar essa questao.

Fico no aguardo.

jaciane.andrade@sgs.com

Ana disse...

Vilmar, boa tarde!

Tenho um veículo e quero convertê-lo para combustível GNV.
Mas, antes estou fazendo pesquisas na questão de segurança.
Fiquei com dúvida após ter lido seu comentário.
Há outra forma de instalação do cilindro para trazer mais segurança em caso de uma colisão?
Pois realmente não tinha tido essa informação antes.
Obrigada!!!

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