segunda-feira, 20 de abril de 2009

Medicamentos perigosos

É com prazer que leio a notícia de que a ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária)quer que todas as embalagens de remédios que provoquem sonolência ou efeito sedativo (analgésicos, antialérgicos, antibióticos e psicotrópicos) venham com a mensagem de alerta "se tomar, não dirija". A ideia inicial é não aplicar multas, mas conscientizar os usuários.

Esta questão envolve dois aspectos importantes. O primeiro diz respeito à automedicação, onde as pessoas compram remédios, tomam, sem saber o que estão fazendo e como este medicamento vai interagir com o seu organismo e suas atividades diárias; o segundo deve visar à esclarecer os motoristas profisisonais e os eventuais da necessidade de comunicar ao seu médico a sua atividade e saber que um medicamento pode afetar o seu desempenhoao volante.

Não existem estatísticas sobre o assunto, mas este é um grande fator de risco de acidentes de trânsito e, se implementada, estará contribuindo para o incfremento da segurança de trânsito. Vamos torcer para que os laboratórios se engajem nesta luta e coloquem o alerta o mais rápido possível nas embalagens.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome