segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Diminuindo a velocidade e preservando vidas

Como prometido, retorno ao assunto velocidade dos veículos!

Importante destacar que não vou falar de velocidade excessiva nos moldes que estamos acostumados - 100, 120, 150 km/h. Vou falar de velocidade bem menores e com alto potencial de matar pessoas.

Um dos fundamentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é que os pedestres devem ser protegidos. Uma das maneiras de proteger os pedestres é reduzindo as velocidades dos veículos que trafegam nas vias.

A figura a seguir é parte de um estudo realizado pela Universidade de Adelaide, Austrália, e correlaciona a velocidade dos veículos no momento do atropelamento com a probabilidade de sobrevivência do pedestre acidentado. As constatações são chocantes!



Como se pode observar, quanto maior a velocidade, menor a probabilidade de sobrevivência. Até 30 km/h, o pedestre tem mais de 90% de chance de sobreviver. Acima de 50 km/h esta probabilidade de sobrevivência despenca para menos de 7%.

Por isso que, nos locais civilizados do mundo, as velocidades máximas são em torno de 30 km/h em locais com alto trânsito de pedestres. O objetivo é salvar vidas!

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