quarta-feira, 23 de julho de 2014

Oportunidade perdida na Avenida Rio Branco

Matéria de hoje n'O Globo, fala dos 5 meses de mudanças na Avenida Rio Branco em virtude das obras que estão modificando a cidade para receber os Jogos Olímpicos de 2016. Infelizmente, a reportagem relata o caos vivido no dia a dia da avenida, com camelôs e trangressões de pedestres, motociclistas e motoristas...

Quando começaram as modificações eu pensei que poderia ser uma grande chance de mudança cultural na cidade, também com vista aos Jogos Olímpicos. O esquema de 2 faixas de tráfego (mão dupla) poderia levar a um melhor ordenamento de pedestres e a um maior respeito dos motoristas aos cruzamentos. Ledo engano!

5 meses após, convivemos com a mesma baderna de sempre! Camelôs tomam as calçadas, vendendo tudo que se pode imaginar e tornando o deslocamento a pé um horror. Motoristas de ônibus continuam fechando os cruzamentos, em parte pela quase inexistência de treinamento em suas empresas, em parte por problemas de falta de sincronia dos semáforos e em parte pela ineficiência dos agentes de trânsito que quase nada fazem ou veem.

Os pedestres se aventuram no meio das duas faixas de tráfego, se arriscando para 'ganhar' míseros segundos no estresse do Centro do Rio. A observação deste constume, nos rende uma boa reflexão sobre nossas ansiedades e neuroses. Não somos mais capazes de esperar alguns minutos por um sinal fechado!? A utilização da faixa de pedestres também não é uma prioridade para a maioria.

Infelizmente, a Prefeitura não se preparou para induzir uma mudança de comportamento na população e estamos perdendo mais uma ótima oportunidade de ordenar o Centro do Rio. Será que quando as obras estiverem prontas, nos comportaremos de outra forma? Acho difícil. Curiosamente, não há registro de acidentes graves. O que não deixa de ser um motivo para comemorar.

Vilmar Miranda
Doutor em Engenharia de Transportes, professor e há mais de 15 anos trabalhando para uma melhor segurança de trânsito no Brasil. Leia Mais sobre o autor...

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome