quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saúde integral e direção

Esta semana ouvi uma história que me deixou intrigado e contente.

Me contaram de um amigo que havia tido a Carteira Nacional de Habilitação renovada por 1 ano somente, por critério de saúde. Motivo: o motorista tem obesidade mórbida e o médico renovou a carteira com a condição de realizar novo exame de saúde dentro de 1 ano e quer que o motorista em questão emagreça.

Antes dos protestos das pessoas acima do peso, gostaria de fazer um pequeno comentário sobre os riscos da obesidade mórbida para a saúde. É classificada neste nível quando a obesidade "atinge o ponto de aumentar, significativamente, o risco de uma ou mais condições ou doenças graves relacionadas à obesidade (também conhecidas como co-morbidades), que resultam em deficiência física significativa ou até morte."

Ou seja, este é um estado de risco de morte e o risco de morte pode ser um risco para o ambiente de tráfego. Este é o ponto em que eu queria tocar.

Devemos passar a enxergar a tarefa de dirigir como algo complexo e devemos entender que problemas de saúde podem gerar riscos extras no sistema de tráfego. Recentemente ocorreram casos de motoristas que infartaram e causaram acidentes.

Alguns medicamentos influenciam o estado do motorista e, muitas vezes, não se deve dirigir quando se está sob efeito destas drogas.

O que quero aplaudir é o fato de que pelo menos um médico está preocupado com esta questão. Espero que o exemplo se dissemine e que o nosso amigo motorista emagreça.

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome