domingo, 23 de outubro de 2011

Pressa no trânsito

Acabo de ler matéria na Época sobre uma doença bastante atual, chamada 'doença da pressa'. Conhecida há bastante tempo, se manifesta em pessoas ansiosas e que começam a ter a sensação de estarem perdendo tempo nas mínimas coisas do cotidiano: a espera de um elevador, de um sinal abrir etc.

Já falei deste problema aqui no blog em posts antigos. Costumo observar (vou passar a filmar) o comportamento de pedestres nas travessias semaforizadas, as pessoas ficam sobre a faixa de rolamento e com os olhos grudados nas brechas dos veículos, sem se preocupar com o ciclo do sinal. Elas esperam atravessar antes do sinal abrir para ganhar tempo.

Este mesmo mal acomete os motociclistas que hoje já param sobre a faixa de retenção dos cruzamentos (faixa branca, larga, antes da faixa de pedestre). Eles não se contentam em aguardar lado a lado com os demais veículos. Eles querem largar na frente para chegar antes ao próximo sinal!!!

Lógico que este comportamento é nocivo para a segurança de trânsito, pois leva a excessos de velocidade, desobediência de sinalização, estacionamentos proibidos, entre outras transgressões, contribuindo para a insegurança de trânsito reinante no Brasil.

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome