domingo, 20 de novembro de 2011

Não use o celular ao dirigir! Entenda o motivo!!!

Sempre que eu falo, nas minhas aulas, palestras ou mesmo em conversas particulares, que não se deve usar o celular enquanto se dirige, a reação das pessoas é tentar justificar o uso. A principal alegação é que, se o celular distrai, outras coisas também nos distraem e tinham que ser proibidas, tais como usar o rádio do carro, falar com outros passageiros etc.

Sempre concordo que estas também são causas de distração e há vários estudos comprovando isto. Algumas destas distrações já foram, são e,infelizmente, serão causas de acidentes ou situações de risco.

Só que o que ocorre com o celular é um pouco diferente! A principal diferença tem relação com a limitação do nosso cérebro de executar duas tarefas complexas simultaneamente. Experimente ver uma reportagem na TV e falar ao telefone... Se o programa da TV estiver bom, você não presta atenção no telefone e o contrário também é verdade.

Esta semana li um artigo (Drews et al., 2004) que analisava o uso do celular e a conversa com outro passageiro usando sumulador. O resultado mostrou que ao falar ao celular o motorista comete 4 vezes mais erros que ao conversar com o passageiro. Isto se deve, entre outros fatores, ao fato de que o passageiro está imerso no mesmo ambiente do motorista, alertando-o dos riscos do tráfego, o que não ocorre com o interlocutor ao telefone.

Algo pior acontece quando se uso o celular para enviar e receber mensagens (torpedos). Aí o impacto é ainda maior, mas isto é assunto para outro post.

Se quiser ler o artigo: Drew, F.A; Pasupathi, M. and Strayer, D.L.; Passenger an Cell-Phone Conversations in Simulated Driving. In Proceedings of the Human Factors and Ergonomics Society 48th Annual Meeting, 2004.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome