sexta-feira, 22 de junho de 2012

Acidentes com moto... rumo ao desenvolvimento insustentável

Hoje conversei com um amigo que anda de moto em trilhas e falamos sobre os riscos das motos nas cidades. Cheguei em casa e resolvi escrever sobre este tema.

Consultando a internet é fácil encontrar dados sobre a mortalidade de motociclistas. De 1998 a 2008 o aumento do número de vítimas fatais de moto foi superior a 700%, enquanto que o aumento de vítimas fatais no trânsito subiu 21%, o que já seria caso de ações fortes.

O Jornal da Band fez uma série de matérias sobre o assunto. Esta semana divulgou dados sobre a ocupação de leitos de traumatologia com acidentados de moto. Os dados são assustadores. Mais de 30% dos leitos de emergência ocupados por motociclistas acidentados. Os gastos com acidentes de moto subiram 113%.

Toda esta tragédia é impulsionada por isenções para os fabricantes de moto e incentivos ao crédito para adquirir motos, ou seja, na direção contrária da busca de um desenvolvimento sustentável o Governo incentiva este genocídio com o pretexto de estimular o consumo no país. Nos últimos anos houve uma explosão na frota de motocicletas, com este aumento veio o aumento dos acidentes. É um dinheiro que entra por um lado e é drenado pelos acidentes.

O pior de tudo é que esta conta é paga por toda a sociedade e por todos os parentes e amigos dos acidentados, mas o maior responsável, que estimula esta situação, não aparece como vilão.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome