quarta-feira, 20 de junho de 2012

A insistência em beber e dirigir... Qual o motivo?

Que a bebida está muitíssimo ligada à história da humanidade ninguém duvida! Basta ler textos de várias datas, inclusive a Bíblia, para perceber que o homem sempre se reuniu ao redor da mesa e sorveu as mais diversas bebidas alcoolicas, de acordo com cada época, cultura e localização geográfica.

Há um porém, em épocas passadas, salvo algum regisro histórico, as pessoas não bebiam e dirigiam ou guiavam seus cavalos, charretes e carroças...

Hoje esta coisa mudou. Os acidentes de trânsito são uma das maiores causas de mortes no mundo moderno e os acidentes causados por motoristas que consumiram bebidas alcoolicas nas suas várias quantidades compõem expressiva parcela dos acidentes de trânsito. Vale destacar que não estou falando de motoristas bêbados e sem condição de dirigir. Estou falando de motoristas que acham que têm condições de dirigir e que causam acidentes. Tenho escrito regulamente sobre a combinação de álcool e direção...

Atualmente, com as blitzes da 'lei seca' no Rio de Janeiro, tem aumentado a quantidade de famosos pegos nas fiscalizações e que se recusam a soprar o bafômetro. Estas pessoas são formadoras de opinião, influenciando, principalmente, os jovens com seu mau comportamento.

Uma história em particular me alarmou esta semana, uma artista global tomou chope com seu marido na Gávea (ambos beberam) e depois saíram de carro. Ela segurava o copo dele pela janela do carona enquanto ele dirigia. Sinceramente, não via uma cena destas desde os anos 80 ou 90, quando ainda não se tinha a consciência atual sobre os problema de dirigir após beber.

Infelizmente, as pessoas ainda não se conscientizaram dos riscos e jogam os dados em não serem parados pela fiscalização. Quando isto acontece, basta não soprar o bafômetro. Torço para que se modifique a lei para que a recusa do bafômetro seja encarada como confissão de culpa, diminuindo a impunidade destes transgressores!!!!

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome