segunda-feira, 11 de junho de 2012

Enviar mensagens enquanto dirige pode dar cadeia...

Nos Estados Unidos! A sentença saiu este mês. Um jovem de 17 anos, usando o celular para enviar mensagens enquanto dirigia, colidiu com seu carro em outro veículo, provocando a morte de um pai de família de 55 anos. As investigações mostraram que no dia do acidente, o jovem havia enviado 193 mensagens!!!

O juiz condenou-o a 2 anos e meio de prisão, mas reduziu para 1 ano pelo fato de o réu ser primário e ter 17 anos na época do acidente. Além da prisão, o jovem teve a carteira suspensa por 15 anos!

Infelizmente, o mau hábito de falar ao celular vem tomando cada vez mais espaço na vida das pessoas e aumentando o número de acidentes e quase acidentes por causa desta imprudência. Em 2011, em Dubai e Abu Dhabi, houve redução do número de acidentes em 3 dias que a rede do blackbery ficou fora do ar.

Sempre alerto para os riscos de se falar ao celular enquanto se dirige e, agora, a situação tem piorado, pois as pessoas estão enviando torpedos SMS ou postando mensagens em redes sociais. Isto aumenta ainda mais o risco de acidentes, pois além da distração, o motorista ainda tira os olhos da via por vários instantes ao digitar. Aliás, este foi um alerta que o juiz fez ao proferir a sentença do jovem americano: "As pessoas têm que manter seus olhos na via quando estiverem dirigindo."


Vilmar Miranda
Sou doutor em Engenharia de Transportes, professor e há mais de 15 anos estudo os problemas da segurança de trânsito no Brasil. Leia Mais sobre o autor...

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome