quinta-feira, 7 de junho de 2012

Velozes e furiosos

O título do post de hoje tem relação com o filme homônimo e com uma coletânea de acidentes que o Bol compilou. São fotos de carrões que se acidentaram em velocidades que variavam de 57 km/h, os nem tão velozes, até inacreditáveis 240 km/h, os mais furiosos.

Talvez tomados por uma empáfia ou prepotência, pessoas com carros importados têm protagonizado acidentes violentos, muitas vezes vitimando inocentes com sua imprudência. Sempre falo de velocidade nos posts e nas minhas aulas, numa tentativa de conscientizar as pessoas do efeito que uma diminuição da velocidade média pode trazer para a segurança do trânsito nas cidades.

Se lembrarmos das noções de física no ensino secundário, lembraremos que a velocidade produz um incremento exponencial (ao quadrado) na energia envolvida em um acidente, ou seja, reduzindo a velocidade tem-se uma redução substancial na consequencia dos acidentes.

Nossas velocidades no Brasil são muito elevadas, talvez por falta de fiscalização e punição adequadas, e seria muito importante dirigirmos mais devagar.

Espero que consigamos chegar a velocidades civilizadas algum dia.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome