quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ônibus no Rio e segurança, combinação possível?

Não poderia deixar de falar sobre o horrível acidente envolvendo um ônibus na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. O motorista perdeu o controle do coletivo e invadiu um ponto de ônibus lotado, causando mortes e ferimentos.

Infelizmente, este não é o primeiro e nem será o último acidente grave envolvendo ônibus no Rio de Janeiro. Aqui no blog já falei de outras situações de risco com os nossos ônibus. Basta andar em algumas das linhas de ônibus do Rio ou mesmo circular pela cidade para vermos o festival de barbaridades cometidas pelos motoristas.

Mas não vou fazer um post culpando o motorista! A culpa deste e de outros acidentes é das empresas e do poder público (estadual e municipal) que pouco fazem para mudar esta situação.

As empresas deveriam encarar com mais seriedade os registros de multas e os excessos dos seus motoristas, tratando psicologicamente e retreinando-os seus motoristas, se necessário. Além disso, deveriam cuidar da organização do trabalho, principalmente das jornadas de trabalho e dos tempos de viagens destes profissionais, pois eles são submetidos a horríveis condições de trabalho.

Pensem um pouco... Onde estes motoristas fazem suas necessidades fisiológicas e refeições? Os pontos finais de ônibus e as cabines dos despachantes são, em geral, péssimos locais. Em quase nenhum trabalho se toleram tais condições, mas este é o normal na segmento do transporte coletivo.

É aí que entra o poder público. Como os pontos finais dos ônibus são autorizados a funcionar daquele jeito? Quem fiscaliza o estado das cabines e condições de higiene destes locais? Penso que há autorização para funcionamento!?

Sem a melhoria das condições de trabalho fica difícil cobrar do motorista um comportamento civilizado. Se o tratam como um animal, ele tenderá a se comportar como tal e contribuir para a falta de civilidade do trânsito no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Intense Debate Comments

Este blog tem atualmente:

Widget by SemNome